13 Abril, 2016

Outlinegorilla

Outlinegorilla

Ricardo Salazar – Outlinegorilla – é do Porto, é designer e estudou na ESAD, ESMAE e ESEIG.

Apresenta Instalações Multimédia Interativas, em que usa o movimento do corpo e o uso da voz como ferramenta de criação.
Interage assim com um mundo e objetos virtuais, podendo assim pintar, dançar, falar, manipular sons, objetos e criar sensações e despertar emoções.

As suas performances trazem a habilidade de se poder movimentar no escuro, na total ausência de luz e ver o resultado projetado, o trilho, as consequências, a linha, o caminho, a velocidade, o peso. Este género de atuação traz o sentimento do toque, sem tocar e o poder de ação/reação.

Temas como digitalização 3D, motion-capture, pinturas virtuais, jogos, manipulação de som, partículas, realidade virtual, comandos de voz são feitos unicamente pelo corpo humano. Trazendo assim o processo de criação com apenas o esqueleto humano e os sons provocados pelas cordas vocais. Procura assim novos meios de criar, pois diz que “estamos presos ao lápis, ao rato, ao restrito movimento do pulso, do antebraço… sentados. “ A sua arte explora o corpo como todo, como se ele fosse um pincel. Apresenta conceitos inovadores em Portugal, criados a partir de experiências, laboratórios experimentais, brainstorming, tentativa-erro, exploração e código.

O seu público alvo são: artistas, estudantes, professores, designers, arquitetos, estudantes, fotógrafos, dançarinos, atores, pintores, escultores, crianças e jogadores.

A sua performance nesta edição TEDxOporto envolve o Enigma, na medida em que afirma: “Nunca sabemos o resultado final até terminarmos com a interactividade, com o movimento do corpo e uso da voz. Como o orgânico que se transforma em digital, e por isso nunca obtemos o mesmo resultado 2 vezes.”

www.outlinegorilla.com