22 Março, 2016

Tiago Reis Marques

Tiago Reis Marques é médico psiquiatra no Maudsley Hospital, bem como Investigador e docente no Instituto de Psiquiatria do King´s College de Londres, o maior centro de investigação em Psiquiatria a nível mundial.

A sua formação académica e médica inicia-se em Coimbra, na sua Universidade e nos Hospitais Universitários da cidade que o viu nascer. Após uma curta passagem profissional pelos Estados Unidos muda-se definitivamente para Londres em busca de desenvolver uma carreira científica a par da carreira médica. Em 2012 obtém o seu doutoramento pelo King´s College, sendo o objecto do seu PhD a aplicação de técnicas de neuroimagem para o estudo de doenças mentais.

Desde então continua a fazer investigação no King´s College e no Imperial College, onde utiliza atualmente a técnica de Tomografia de Emissão de Positrões (PET) para olhar para assuntos tão diversos como a inflamação cerebral, a descoberta de novos alvos terapêuticos e o efeito das drogas no cérebro. Recentemente tem vindo a explorar o efeito de variáveis ambientais, tais como o exercício e a alimentação, no funcionamento cerebral.

Tem dezenas de artigos científicos publicados nos mais importantes jornais da especialidade tendo recebido inúmeros prémios de grande prestígio pelo seu trabalho.

No seu tempo livre procura, sem grande sucesso, explicar ao povo britânico que peixe frito com batatas fritas não são uma boa combinação gastronómica.