22 Fevereiro, 2016

Steven Goldfarb

Steven Goldfarb é um físico norte-americano, especializado em física de partículas, atualmente a trabalhar na ATLAS Experiment no CERN, laboratório europeu de física de partículas, Genebra – Suiça.

Doutorou-se em 1991 na Universidade do Michigan com a investigação levada a cabo no L3 Experiment no CERN’s Large Electron Positron Collider, ajudando a determinar que existem três famílias de partículas no universo e deu então início à sua participação no Large Hadron Collider em 1998.
Mais recentemente Steven Goldfarb focou-se nos desafios da comunicação científica em larga escala, atuando como Coordenador da ATLAS Outreach & Education, supervisionando a nível mundial a partilha de informação sobre a descoberta do bosão de Higgs em 2012, e lançando o conceituado e premiado sistema ATLAS Virtual Visit.

É coordenador dos programas intensivos de verão da Universidade do Michigan REU CERN Summer Student and Semester Abroad, membro do conselho consultivo Quarknet da US National Science Foundation, e membro ativo International Particle Physics Outreach Group. Foi orador da TEDxTUM onde discutiu a necessidade da exploração científica para a sobrevivência humana e participou numa animação da TED-Ed que, juntamente com Dave Barney, explica os princípios básicos do bosão de Higgs.

Menos enigmática é a sua participação na popular Canettes Blues Band.