1 Março, 2016

Paulo Rodrigues

O português Paulo Rodrigues é referido pela imprensa nacional e internacional como o criador do “Google Maps para o cérebro”.

Co-fundador da Mint Labs, empresa tecnológica, criada em 2013 e com sede em Barcelona, especializada no desenvolvimento de sistemas e análise de mapas do cérebro humano com o propósito de acelerar o desenvolvimento da cura para doenças neurológicas como Alzheimer ou Parkinson.

Nascido em Viana do Castelo, Paulo Rodrigues licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho e fez um doutoramento na Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, com estudos sobre a visualização e processamento de imagens médicas. Em 2011 iniciou o seu pós-doutoramento na Universidade de Barcelona levando a cabo um trabalho sobre neuroimagem em ambiente de realidade virtual. É no decorrer desse estudo que cria a start-up Mint-Labs, juntamente com a sua colega Vesna Prčkovska, e dá início a um projeto que tem conquistado o meio médico e científico.

A nível corporativo, a Mint Labs tem conquistado vários prémios internacionais, como por exemplo melhor start-up med-tech de 2014 no The South Summit. A nível individual, Paulo Rodrigues foi distinguido em 2014 pelo MIT Technology Review como um dos 10 mais inovadores com menos de 35 anos. Paulo e Vesna venceram ainda o Prémio Salvà i Campillo para os jovens empreendedores na Catalunha.