22 Fevereiro, 2016

Laurence O’Rourke

Laurence O'Rourke

Laurence O’Rourke, engenheiro e cientista irlandês, trabalha na ESA – European Space Agency desde 1996, tendo feito parte dos projetos ESTEC – European Space Research and Technology Centre, ESOC – European Space Operations Centre, e atualmente do projeto ESAC – European Space Astronomy Centre.

No seu percurso na ESA trabalhou em 5 diferentes missões de satélites. Durante a sua passagem pelo ESOC, fez parte da equipa de controlo de voo do lançamento da Rosetta, a sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia em 2004.
Concluída com sucesso essa missão transferiu-se para a INTEGRAL Mission (INTErnational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory – ESA Gamma Ray Observatory).

Seguiu-se a Herschel Mission (ESA Infrared Space Observatory). Nesta missão foi Diretor Adjunto de Operações Científicas. Em 2011 regressou à missão Rosetta e é um dos dois Diretores de Operações Científicas da missão, coordenando uma vasta equipa de cientistas e engenheiros da ESAC.

É ainda engenheiro na sonda Philae. A equipa Rosetta na ESAC é responsável pelo planeamento e controlo das operações científicas que inclui a definição da trajetória em redor do cometa, direcionamento da sonda ao cometa, fornecer os instrumentos de comando, verificar o sucesso das ações de observação e arquivo dos dados científicos recolhidos.