11 Dezembro, 2015

FAQ

O que é o TED?

Trata-se de uma organização dedicada à difusão de ideias, através de poderosas palestras, com a duração de até 18 minutos.
A primeira conferência TED foi organizada em 1984 por Richard Saul Wurman, tendo resultado da sua observação sobre a confluência de três ramos do conhecimento: Tecnologia, Entretenimento e Design. Atualmente, as conferências abrangem os mais variados tópicos, desde a ciência, proteção ambiental, história, antropologia, negócios, assuntos globais, entre muitos outros.
Acreditando que as ideias têm o poder de mudar atitudes, crenças e consequentemente o mundo, o TED conta com o apoio de uma comunidade global de seguidores, pessoas de todas as áreas e culturas que procuram um entendimento mais profundo e abrangente. Além dos projetos apresentados nas conferências foi criado um programa de TED Fellows, em que investigadores e world-changers recebem apoio acompanhamento direto desta comunidade.
O TED pertence à Sapling Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, baseada em New York.
Poderás encontrar aqui a descrição oficial do TED pelos próprios e aqui a sua histórica completa.

 

Qual é a diferença entre o TED o TEDx?
Os eventos TED são anuais e são organizados pela organização TED. Já os eventos TEDx são organizados de forma independente por equipas locais e independentes.
Em junho de 2006, após a partilha online das seis primeiras talks do TED de forma gratuita esta organização foi inundada de pedidos para realizar a conferência em cidades de todo o mundo. Perante a impossibilidade de atender aos inúmeros pedidos, o TED criou uma nova marca, TEDx, em que qualquer pessoa ou organização de todo o mundo poderia organizar o seu próprio evento inspirado nas conferências TED sob uma licença.
Os eventos TEDx pretendem proporcionar experiências semelhante ao TED. O “x” é um asterisco que caracteriza o TEDx como um evento TED planeado e organizado de forma independente.
Os eventos TEDx devem cumprir escrupulosamente certos critérios, regras e regulamentos que lhes permite renovar a licença cedida pelo TED para a realização do evento.

 

Ouvi falar de outros eventos TEDx para além do TEDxOporto… o que são?
Existem em todo o mundo milhares de eventos TEDx em milhares de comunidades. Sendo assim, existem vários eventos TEDx também em Portugal além do TEDxOporto. Cada evento TEDx é organizado por uma equipa própria na sua própria comunidade local. Após obter a respetiva licença do TED, este impõe um grande conjunto de regras aos organizadores TEDx, de forma a proteger a imagem e qualidade destes eventos.
Como os eventos TEDx podem ser organizados por qualquer pessoa para a sua comunidade, apesar de fazermos parte de uma comunidade global e nos conhecermos mutuamente, as equipas são praticamente todas independentes entre si.
Desta forma, a equipa do TEDxOporto não está envolvida na organização destes outros eventos.

 

O que é um evento Salon?
Os eventos Salon são um tipo específico de evento TEDx, caracterizados por serem pequenos eventos baseados em discussão em torno de um tema muito específico, com o objectivo de envolver a comunidade em discussões sobre assuntos que lhe são próximos.
É um tipo específico de encontro / reunião estruturado pelos organizadores TEDx que permite que os debates e a partilha de ideias continuem, de forma pessoal e presencial.
Nestes são visualizadas uma ou mais TED talks como início da discussão temática e incentiva-se discussões informais em seu redor.
Não sendo obrigatório, por vezes alguns oradores de edições anteriores são convidados a participar; da mesma forma, os participantes também têm a possibilidade de intervir.

 

Quem está por trás do TEDxOporto?
O TEDxOporto é organizado por uma equipa de pessoas oriundas de diversas áreas em regime de voluntariado não remunerado. Estes colaboradores partilham os valores e objetivos do TED, baseados na observação do impacto que o TEDxOporto tem impacto na vida das pessoas, na comunidade e na perspectiva da realidade e transformação da mesma.
Como equipa trabalhamos na selecção de temas interessantes e oportunos, oradores com ideias originais e capazes de mudar o mundo e uma audiência participativa e eclética. Para além da equipa principal, a equipa de voluntários em cada edição são intervenientes fundamentais no evento.
Poderás encontrar mais informações sobre a equipa neste site na secção Equipa.

 

Como posso ser orador?
Na área de oradores neste site, encontrarás um formulário que podes utilizar para sugerir oradores ou a ti próprio.
Antes do preenchimento do formulário e da submissão do mesmo, aconselhamos a leitura do texto ‘O que é ser orador do TEDxOporto?’, disponível aqui.

 

Como posso ser voluntário?
Ser voluntário no evento TEDxOporto pressupõe que te identificas com o formato do evento, e que tenhas disponibilidade, dedicação e energia. É uma experiência inesquecível – e quem o diz não somos nós, são os voluntários de eventos anteriores!
Neste momento temos já voluntários para a edição de 2016 e não prevemos que sejam necessários mais; fica atento a alterações nesta página!

 

Como posso ser parceiro?
Os parceiros TEDxOporto são fundamentais para o evento não só pela sua contribuição, mas também pelas experiências que proporcionam aos participantes.
Para receber informações sobre como apoiar o TEDxporto contacta Pedro Geraldes, co-organizador responsável pelas parcerias, através do seu email: pg@tedxoporto.com.

 

Como posso fazer acreditação de media?
A cobertura do nosso evento é realizada através de vários órgãos de comunicação e plataformas. Para obter a acreditação como media no TEDxOporto deves mencionar o órgão de comunicação socia a que pertences, apresentar uma proposta de cobertura do evento e contactar a responsável pela área de assessoria mediática, Mariana Ascenção, através do seu email: ma@tedxoporto.com.

 

Quanto é que vocês pagam a oradores?
Tal como os organizadores, voluntários e performers os oradores não recebem qualquer remuneração. Sendo um evento sem fins lucrativos, todos os fundos monetários revertem exclusivamente para a organização do mesmo e não para pagar aos intervenientes.

 

Adquiri um bilhete mas não vou poder ir ao TEDxOporto. O que posso fazer?
O bilhete para o evento TEDxOporto é único e intransmissível, não existindo a possibilidade de reembolso.
Deves entrar em contacto com a equipa de check-in e informar da tua situação com a maior brevidade possível, para que possamos agilizar o processo e garantir o teu lugar no evento do ano seguinte, sem custos acrescidos. Esta transferência só é possível para cancelamentos até uma semana antes da data da realização do evento.

 

O que está incluído no preço dos bilhetes?
No valor está incluída a entrada no evento, o acesso a todas as talks e performances, dois coffee breaks e almoço. Para além disso terás a oportunidade de participar nas experiências criadas pela organização e parceiros do evento, partilhar momentos de networking com os restantes participantes, organização, parceiros, oradores, e acima de tudo, entrar para uma comunidade mundial de pessoas que se unem num lema: “ideias que merecem ser partilhadas!”.

 

Como posso obter um certificado de participação no TEDxOporto?
Para pedir o certificado de participação no TEDxOporto, deves contactar a equipa de check-in antes do evento, enviando um e-mail para: checkin@tedxoporto.com. A emissão e envio do certificado terá um custo acrescido de €5, um valor necessário para cobrir o custo da sua emissão e envio.

 

Mais alguma questão?
Se tiveres uma questão que não tenhas visto aqui a resposta contacta-nos através do formulário de contacto neste site!